A Cidade de Jaboticabal vem registrando mortes e casos de coronavírus- Foto: Divulgação/PMJ

A Cidade de Jaboticabal, localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, vem chamando a atenção pelo número de mortes e infectados pelo novo coronavírus. São quatro óbitos e 11 casos suspeitos confirmados. A Secretaria de Saúde monitora mais 118 pessoas com sintomas. Dessas quatro mortes, três delas seriam de pessoas que estiveram na viagem pelo litoral brasileiro. A Prefeitura está averiguando, já que todos eles estavam internados em hospital particular.

Mas o que explica um Município com pouco mais de 78 mil habitantes ter um número de mortes igual ao de Santos, que possui uma população seis vezes maior? A Cidade do litoral tem 82 casos confirmados e 357 suspeitos. A resposta pode vir do mar, ou seja, de dentro de um cruzeiro, do Costa Fascinosa.

A viagem que teve que início, no dia 8 de março, no Porto de Santos, com desembarque no mesmo local, no dia 14 de março, teria contado com, nada menos, que 120 jaboticabalenses, moradores da cidade do Interior de São Paulo. O navio fez o itinerário Porto de Santos, Búzios, Salvador, Ilha Bela e voltou para Santos.

Na cidade interiorana, nas redes sociais, os relatos apontam que os passageiros do Costa Fascinosa voltaram para casa e mantiveram vida normal. O tão propalada quarentena teria sido cumprida por poucos, ou seja, muita gente contaminada andando livremente e espalhando o vírus.

Pessoas contaminadas, mesmo assintomáticas, mantiveram uma rotina social e de trabalho, incluindo aí encontros familiares, contatos profissionais, sociais, compras no comércio local, restaurantes, praças, shows, cinemas etc.

A Reportagem do Folha Santista conversou com o secretário de Saúde de Jaboticabal João Roberto da Silva. Ele admitiu que todas as pessoas que chegaram de viagem – seja de carro, avião ou navio – foram orientadas a permanecer em quarentena por 15 dias. “Seguimos as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Todos os passageiros do Brasil devem permanecer em quarentena quando chegam em suas cidades. Os passageiros foram muito bem orientados a permanecer em casa”, disse.

Silva foi questionado se, dos quatro mortos pelo Covid-19 em Jaboticabal, três estavam no cruzeiro do Costa Fascinosa, ele disse:”Ainda não temos como confirmar essas informações, já que a maioria dos pacientes são acompanhados pela iniciativa privada (convênios)”. As vítimas são duas mulheres de 81 e 75 anos e um homem de 87 anos.

O secretário garantiu que a Prefeitura vem acompanhando de perto todas as pessoas que viajaram recentemente, seja qual tenha sido o destino. “O coronavírus já se espalhou pelo mundo e sua transmissão é muito rápida. Temos um Centro de Atendimento ao Coronavírus, local que fazemos a triagem dos casos. Quem precisar, é encaminhado ao hospital para acompanhamento. Também temos um Centro de Acolhimento ao Morador em Situação de Rua, onde acolhemos os homens. Jaboticabal conta com a Casa Maria, que atende as mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. Fechamos o comércio e estamos conscientizando a população a ficar em casa, através de carro de som, redes sociais e reportagens em rádio, jornal e TV”.

Ele mostrou-se pensativo com a escalada da doença e com os números comparados ao de Santos. “É uma situação bastante preocupante, não só em Jaboticabal, como no mundo inteiro. Mas nossa cidade tem apresentado casos positivos e isso nos preocupa bastante. Por isso, reforçamos sempre a importância do afastamento social”.

“Reorganizamos nossos hospitais. Só o Santa Isabel irá receber casos de coronavirus e já separamos uma ala específica. Preparamos toda a estrutura necessária para salvar vidas, mas o mais importante é que as pessoas continuem em casa para não adoecer. Se muitas pessoas forem infectadas não há sistema de saúde no mundo que consiga atender. Estamos vendo isso acontecer em vários hospitais em países de “primeiro mundo”. Agora é hora de conscientização e FICAR EM CASA!”, finalizou.

Outro lado

Nesta quinta-feira, a Reportagem pediu um posicionamento sobre o Costa Fascinosa e o que a empresa vem fazendo em relação à quarentena e a situação de seus tripulantes, mas não obteve resposta.