Reprodução

A partir desta segunda, os serviços de reciclagem de coleta seletiva retomarão suas atividades. Um caminhão está à disposição do munícipe que queira aderir voluntariamente à coleta da Cooperativa Coopersol Reciclando, que está localizada na Rua João Andrade Junior, 400, no Oásis, ou por telefone (13) 3427-6470. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Em decorrência do coronavírus, os trabalhos da cooperativa estavam suspensos com o objetivo de preservar a saúde dos catadores de materiais recicláveis. Os serviços prestados são de fundamental importância para o reaproveitamento de resíduos sólidos e para diminuir a quantidade descartada em aterros sanitários, dando um destino sustentável a esses objetos, minimizando os danos nocivos ao meio ambiente.

Oito pessoas trabalham no local, tendo como principal fonte de renda a reciclagem. Lá, elas têm a função de separar o material, prensar e vender. Além disso, a sede recebe a doação de móveis, desde que estejam em condições de uso. No final, o valor da venda mensal é dividido entre os integrantes.

Os trabalhadores realizam o recolhimento de materiais recicláveis como, papel, garrafas pet, vidro, peças eletrônicas, plásticos, latas, ferros, metais e alumínio em geral, nos pontos de coleta e em residências cadastradas. O lixo deve estar sem resíduos ou restos de comida, limpo e seco e em sacos amarrados.