Foto: Arquivo

As prefeituras de Santos e de São Vicente autorizaram os ambulantes a retomar as atividades nas praias. A categoria deve seguir protocolos para evitar a contaminação com coronavírus.

Santos já havia autorizado o retorno do comércio ambulante nas ruas no dia 20 de junho, mas faltava liberar a faixa de areia e a orla. A cidade está há sete semanas na fase amarela, estágio do Plano São Paulo que permite a retomada de atividades. O plano do governo estadual monitora a situação da pandemia nos municípios de São Paulo, considerando novas infecções e capacidade de leitos de UTI, por semana.

A Prefeitura de Santos definiu que os ambulantes da praia podem trabalhar por até oito horas diárias, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Não são permitidas cadeiras, mesas, lonas e guarda-sóis. Os alimentos só podem ser vendidos em embalagens para retirada e o consumo no local de venda continua proibido.

De acordo com a regulamentação, publicada no Diário Oficial do município neta quinta-feira (27), o atendimento fica limitado a um cliente por vez, com distanciamento de 1,5 metro entre os comerciantes e consumidores por meio de fitas e faixas de isolamento.

O descumprimento das regras pode levar à cassação do alvará de funcionamento. A prefeitura ainda recomenda afastamento temporário de colaboradores com mais de 60 anos.

Em São Vicente, o comércio ambulante na orla da praia foi retomado na última segunda-feira (24), também com até oito horas diárias de funcionamento. O município havia autorizado a volta dos ambulantes nas ruas, exceto na praia, em 13 de julho.

A prefeitura vicentina autorizou também a ampliação do horário de atendimento, por até oito horas diárias, de serviços como restaurantes, bares, salões de beleza, academias e shoppings.