Foto: Reprodução

O Santos divulgou nesta sexta-feira (31) uma mensagem de repúdio ao comentário racista dirigido ao atacante Marinho pelo comentarista Fabio Benedetti, da rádio Energia 97 FM.

“Não basta não ser racista, é fundamental ser antirracista. Infelizmente o racismo estrutural ainda é algo sempre presente em nossas relações, assim precisamos e seguiremos repetindo a mesma mensagem de repúdio a qualquer tipo de preconceito quantas vezes for necessário”, diz texto no perfil oficial do clube, que acompanha imagem de outra mensagem.

“Se você é racista, preconceituoso ou xexófobo, por favor, não comparece aos jogos do Santos FC, não seja Sócio Rei e não use nossos produtos. Melhor ainda: deixe de torcer para o Santos. Você não merece esse clube e não é bem-vindo em nossa casa”, afirma a publicação do Peixe, já utilizada em outras ocasiões pelo clube.

O perfil oficial do rival Corinthians presou apoio à manifestação do Santos e ao jogador. “É isso, @santosfc, de alvinegro pra alvinegro: chega! Todo nosso apoio ao Marinho!”, escreveu o timão.

Entenda o caso

Na noite de quinta (30), durante a transmissão de Santos e Ponte Preta pelo Campeonato Paulista, Benedetti disse que falaria “você é burro, você está na senzala” para o jogador, que é negro, como crítica a sua expulsão na partida.

Mais cedo nesta sexta, o próprio Marinho já havia publicado um texto e vídeos, em seu perfil no Instagram, onde repudia a agressão. “Tenho orgulho de ser preto”, escreveu o atacante santista, destacando ainda que “justiça não pune esses preconceituosos, vermes”.