Programa oferece oficinas de formação em diversos instrumentos e dança (Foto: Divulgação)

O Programa Criando Oportunidades 2020 retorna neste semestre com diversas atividades gratuitas em Cubarão. Banda Marcial de Cubatão e seu Corpo Coreográfico, Coral Zanzalá, Coral Raízes da Serra, Banda Marcial Infantil estão entre as principais atrações.

O projeto oferece ainda oficinas de formação musical e dança coreografada. As atividades acontecem de agosto a dezembro. O programa é realizado pela Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão (ASABAMC), em parceria com a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Cultura.

Em virtude da pandemia do coronavírus e das necessidades de distanciamento social, todas as apresentações dos grupos serão online ou gravadas e disponibilizadas gratuitamente na internet, pela página do Facebook da ASABAMC.

“Do presencial para o virtual, as aulas e apresentações virtuais mostram um novo pensar da diversidade do conhecimento. A arte, como todo o planeta, está em reconstrução. É baseado nesse novo conceito que o Programa Criando Oportunidades fundamenta as suas ações”, afirma o coordenador Milton Custódio Simões. 

O programa musical acontecerá de outubro a dezembro, em apresentações no formato “pocket”, com duração de no máximo 15 minutos cada. Os temas são variados, de música popular brasileira a trilhas de filmes e desenhos de sucesso. 

Oficinas

De agosto a dezembro ocorrem as oficinas de formação com a carga horária de quatro horas semanais, divididas segundo o cronograma pedagógico proposto.

As oficinas de trompete, trombone, trompa, euphonio, tuba, teoria musical, percussão e marcha coreografada são direcionadas aos alunos cadastrados na Banda Marcial Infantil de Cubatão. 

O projeto conta com sete arte-educadores, um coordenador artístico e um coordenador pedagógico que também se disponibilizaram a dar aulas (como voluntários) no programa das oficinas.  A estimativa é atender a 100 alunos até dezembro deste ano.

Na segunda quinzena de setembro, se houver disponibilidade de vagas, será aberto um programa de inscrições para novos alunos.

No sábado, 1º de agosto, houve oficina de capacitação para os arte-educadores e coordenadores das oficinas, proporcionando conhecimento teórico e prático no uso da ferramenta Google Meet, adotada para realização das oficinas.

“As aulas do mês de agosto são bem especiais. Tanto os arte-educadores quanto os alunos entram numa didática totalmente nova. O primeiro mês está focado para o conhecimento da ferramenta Google Meet, utilizada para o contato de todos, além das aulas grupais, links de pesquisas e vídeos conceituais.  Como as aulas não são presenciais, o projeto atenderá em primeiro momento os alunos da Banda Marcial infantil, pois todos os componentes têm instrumento musical em casa, através do termo de empréstimo da ASABAMC, responsável pelo programa”, explica o coordenador. 

Nesta edição alunos que não possuem instrumentos poderão adquirir os seus gratuitamente para a aprendizagem.

“Este ano compraremos alguns instrumentos da linha estudante de sopro e percussão. Serão adquiridos cornets, trompetes, trompa, tuba, caixa de marcha e prato a dois. Após as tratativas de orçamentos, compra e registro da aquisição dos instrumentos, poderão ser atendidos outros jovens iniciantes na arte musical”, destaca Milton.