Foto: Cesar Morgado/Prefeitura de SV

Um novo laudo concluiu que a Ponte dos Barreiros, principal ligação entre as áreas continental e insular de São Vicente, tem condições de receber ônibus e caminhões do Corpo de Bombeiros. A análise da empresa PhD foi encomendada pela prefeitura e será enviada para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) verificar a possibilidade de retomada da circulação.

Utilizada por mais de 150 mil trabalhadores da região, a ponte passou cerca de sete meses totalmente interditada por risco de desabamento. A ligação foi reaberta no dia 1º de julho apenas para veículos leves, por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que considerou positivos os resultados de uma obra emergencial de reforço na estrutura.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, a nova análise foi solicitada depois que o Corpo de Bombeiros pedir à Justiça a liberação da passagem de dois caminhões da corporação militar pela Ponte dos Barreiros.

A avaliação constatou que a ponte está apta a receber os caminhões e também ônibus urbanos de transporte coletivo, nas duas faixas de tráfego e nos dois sentidos, desde que até o limite de 40 km/h.

Com as informações, o IPT deve se manifestar e caberá ao TJ-SP decidir sobre a liberação total do equipamento.