Divulgação/Usiminas

O Tribunal Superior do Trabalho cassou a liminar (decisão temporária) que proibia a Usiminas de demitir funcionários e a obrigava a recontratar os dispensados. Em junho passado, a empresa pretendia dispensar 960 metalúrgicos e o Sindicatos dos Metalúrgicos conseguiu barrar na Justiça. Diante da situação, o Sindicato entrou com um recurso. A empresa foi procurada, mas ainda não se pronunciou.

Nesta quinta-feira, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, suspendeu os efeitos de decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 2ª Região, e liberou a empresa da proibição. Veiga é o mesmo juiz que cassou a liminar do TRT de Tocantins que determinava a reintegração dos 42 trabalhadores demitidos pela rede de churrascarias Fogo de Chão Ltda.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista, Claudinei Gato, confirmou a cassação da liminar e disse que a Usiminas já retomou as demissões nesta sexta-feira. “Já começaram a chamar os táxis e estamos indo para a porta da empresa para conversar com os trabalhadores”, disse.

Ele lembrou que no dia 7 de agosto existe uma audiência marcada para discutir o assunto. “Vamos continuar lutando para reverter isso. Já impetramos um recurso. A Usiminas é uma empresa grande que dá lucro e quer demitir em massa. Vamos tentar garantir os empregos”, afirmou Gato.