Telma de Souza - Foto: Reprodução/Arquivo

A vereadora de Santos, Telma de Souza (PT), usou as redes sociais para expor seu repúdio aos ataques que sofreu de outros vereadores, durante sessão na Câmara Municipal. Ela classificou como “injustiça e intolerável”.

Telma divulgou em suas redes que ela apresentou 110 das 200 emendas parlamentares para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), exercício 2022, para assegurar que a prefeitura priorize investimentos nas políticas públicas de Saúde, Educação e Assistência Social no orçamento previsto em R$ 3,284 bilhões.

Além disso, a ex-prefeita de Santos também elaborou 51 emendas das 52 apresentadas ao Plano Plurianual 2022/2025. Ambas as proposituras foram votadas em primeira discussão na tarde de terça-feira (8).

O Projeto de Lei 67/2021, que estabelece a LDO, foi aprovado em primeira discussão. A Emenda 188, de autoria de Telma, foi a única que recebeu parecer contrário da Comissão Parlamentar de Finanças e Orçamento. O texto reforça que é preciso “garantir aumento real para os servidores municipais”, trazendo a justificativa de que “servidores estão sendo penalizados com a não realização de reajuste em 2020 e 2021, além de o aumento de contribuições”.

Alguns vereadores não gostaram da divulgação nas redes sociais e atacaram Telma, principalmente Ademir Pestana (PSDB) e Cacá Teixeira (PSDB), que chamou de “palhaçada” o fato de a petista postar as informações e expor quem votou contra ou a favor, o que não aconteceu.

O outro vereador foi Benedito Furtado (PSB), que declarou que a emenda de Telma “nem fedia, nem cheirava”. Além disso, disse que ela fez demagogia, dizendo que metade das emendas foi proposição dela, e, ainda, afirmou: “Sei como ela agia quando era prefeita de Santos”.

Os vereadores disseram, equivocadamente, que Telma divulgou quem votou a favor e contra à emenda. A mensagem postada em suas redes, no dia 8 de junho, é a seguinte:

“Mais uma vez os servidores de Santos são ignorados em seus direitos. Nesta terça (8/6), a Câmara votou o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 (LDO) enviado pelo Executivo e rejeitou a emenda que apresentei para incluir o aumento no Orçamento do próximo ano. Os servidores estão sem aumento real há pelos menos sete anos e sem qualquer reajuste desde 2019. Já a arrecadação do Município não para de crescer: R$ 3,2 bi é a previsão da LDO 2022.

Menos mal que outras emendas para benefício de toda a população foram aprovadas, priorizando Saúde, Educação e Assistência Social. A LDO ainda será votada em segunda discussão”.

Na sessão em que foi atacada, Telma se defendeu: “Apenas queria corrigir algumas informações que foram dadas. O que postei no meu site foi: ‘a emenda da Telma que inclui o aumento ao servidor na LDO 2022 é rejeitada. Por dez votos a sete, o Plenário optou por manter o parecer contrário à emenda’. Não cito nomes. Os vereadores que tiverem dúvidas sobre a minha postura, procurem meu site e verifiquem o que faço e não faço”.

Veja a íntegra da nota de Telma:

“Respeitem a mim e a minha história!

Injustiça é intolerável. Hoje fui atacada por alguns vereadores, pelo simples fato de ter divulgado em minhas redes sociais a rejeição da base governamental à emenda que apresentei à LDO, que previa aumento real para o Funcionalismo Municipal, na sessão anterior.

Lamentavelmente, alguns não toleraram que tenha sido dada transparência à população, mesmo que eu tenha sequer dado nome aos que votaram contra o reajuste da categoria. Outra crítica foi eu ter publicado, em meu site e redes sociais, que apresentei 110 do total de 200 emendas ao projeto que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2022.

Além da rispidez com que fui tratada, inclusive de supostamente estar usando de demagogia por dar luzes aos fatos, é irônico ter sido criticada justamente por fazer o meu trabalho e por aquilo que me trouxe à Câmara: a defesa dos trabalhadores e dos serviços públicos, o que, aliás, sempre foi, de forma coerente, a marca da minha trajetória política.

Aos que esqueceram, é importante lembrar: toda pessoa que se propõe ao exercício do cargo público deve estar pronta para as críticas ao seu trabalho e pelas escolhas que faz, que, feitas de forma respeitosa, fazem parte da Democracia. Para aqueles que não gostaram das críticas que receberam por causa da rejeição à emenda dada é muito simples: basta votarem a favor dos servidores!

E, acima de tudo, gostem de mim ou não, apoiando ou sendo contra meu posicionamento político, exijo que me respeitem, como mulher e como vereadora eleita pela população”.

Nota do PT

A Secretaria de Mulher do PT de Santos se posicionou, por meio de uma nota:

“A Secretaria de Mulheres do PT de Santos repudia, veementemente, os ataques machistas misóginos, cometidos por alguns vereadores da Câmara Municipal de Santos, contra a vereadora Telma de Souza.

A vereadora Telma tem uma longa trajetória de vida, sempre atuando na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, dos direitos das mulheres, contra o racismo e todas as formas de discriminação, pela saúde e pela educação pública, enfim pelo povo.

Ser criticado ou contestado por atitudes tomadas faz parte da vida, principalmente daqueles e daquelas que são eleitos para representar a população, mas usar como defesa ataques machistas e misóginos, como já dissemos, não é digno nem honesto.

Por isso, manifestamos nossa solidariedade à companheira, vereadora Telma de Souza, e exigimos que tais vereadores, no mínimo, se retratem publicamente por ofenderam não somente à Telma de Souza, mas todas as mulheres que lutam por um mundo igualitário e justo”.