Bruno Covas - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Ivan Longo, da Revista Fórum

Com 99,98% das urnas apuradas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados às 20 horas deste domingo (29), o prefeito de São Paulo, o santista Bruno Covas (PSDB), obteve 59,38% dos votos válidos (3.169.121 votos) e se reelegeu para mais quatro anos de mandato à frente da prefeitura da capital paulista.

O tucano derrotou Guilherme Boulos (PSOL), que teve 40,62% dos votos (2.168.109 votos). Votos em branco somaram 4,39%, enquanto os votos nulos representam 9,76%. A abstenção foi de 30,81%.

O resultado foi bem diferente do que apontavam as pesquisas de intenção de voto, que mostravam uma diferença de apenas 10% entre os dois candidatos.

Ex-vice prefeito, Covas foi alçado à prefeitura de São Paulo em 2018, após o então prefeito, João Doria (PSDB), abandonar o posto para se candidatar ao governo do estado. O tucano manteve, ao longo desta campanha, uma certa estabilidade nas pesquisas e chegou a ser ameaçado, no segundo turno, pelo crescimento de Guilherme Boulos, mas conseguiu manter a hegemonia do PSDB na capital paulista.

Covas, adotando propostas de cunho social, trouxe à sua campanha a ex-prefeita Marta Suplicy, ex-PT, com o intuito de atrair parte do eleitorado de esquerda que, naturalmente, apoiaria Jilmar Tatto (PT) ou Guilherme Boulos. 

Marta, inclusive, atuou na campanha de Covas como uma espécie de vice, já que o candidato a vice oficial do tucano, Ricardo Nunes, foi escondido ao longo da campanha por ser acusado de violência doméstica e, também, liderar um esquema que lucraria com aluguéis de creches à prefeitura.

Nos últimos dias de campanha, em meio ao crescimento de Boulos nas pesquisas, carros da prefeitura foram flagrados distribuindo cestas básicas em diferentes bairros da cidade. Em algumas situações, a distribuição dos alimentos era feita próxima a carros com adesivos de Covas e que tocavam o jingle da campanha do tucano.

A prática poderia configurar crime eleitoral e a equipe de Boulos acionou a Justiça contra a campanha do PSDB, mas não foi o suficiente para impedir a vitória do atual prefeito.

Trajetória

Neto do ex-governador Mário Covas, Bruno tem 40 anos e é formado em Direito e Economia. O tucano começou a carreira política como secretário de Juventude do PSDB, em 1999, e já foi deputado estadual, secretário de estado e vice-prefeito. Covas trava uma luta contra um câncer desde 2019.

No primeiro turno, o prefeito obteve 32,85% dos votos válidos (1.754.013 votos), contra 20,24% de Guilherme Boulos (1.080.736 votos).