Reprodução/Facebook

Depois de 16 anos de TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, e perto de 30 de profissão, a jornalista Solange Freitas se desligou da empresa. O próximo desafio não será na área do jornalismo, mas na política. Filiada ao PSDB, a repórter, que ganhou notoriedade fazendo matérias denunciando problemas e omissões, principalmente, de prefeitos da região, será candidata a prefeita de São Vicente nas próximas eleições, ou seja, repetindo o famoso clichê, em vez de pedra agora vai virar vidraça. Outra surpresa ventilada é a possibilidade do veterinário Eduardo Filetti (PL) como seu vice.

A candidatura de Solange tem por trás a articulação do governador de São Paulo João Doria. Inimigo declarado de Márcio França, Doria vai apostar todas suas fichas em um nome que tire alguém ligado a França da sua cidade de origem, onde já foi prefeito e, hoje, tem Pedro Gouvêa (PMDB), seu cunhado, no poder. Gouvêa é irmão da mulher de França. Solange que é amiga de Gouvêa vai bater chapa com ele.

O candidato dos tucanos vicentinos seria o vereador Higor Ferreira, mas ele foi convencido por Doria a abrir mão da candidatura. Vai ser candidato a vereança de novo. O governador teria encomendado uma pesquisa em toda a região para descobrir alguém com alto índice de credibilidade e o levantamento apontou Solange. O governador usou os nomes de Audrey Kleys (vereadora em Santos) e Rosana Valle (deputada federal) como exemplo que existe vida fora das redações de TV.

Solange vai ser candidata a prefeita de São Vicente

O ex-deputado Luciano Batista está articulando a colocação de Eduardo Filetti na chapa de Solange como vice-prefeito.

A Reportagem do Folha Santista apurou que Doria chegou a conversar com o pré-candidato a prefeito Kayo Amado (Podemos), mas não houve avanço.

A jornalista se despediu oficialmente da empresa em que trabalhava nesta quarta-feira. Na sua página no Facebook fez um post e depois das despedidas e agradecimentos, escreveu: “Mas a vida é feita de ciclos… de mudanças. A gente se vê por aí. Por aqui. E de muitas outras maneiras. Obrigada! Obrigada! Obrigada!”

Dois anos
A jornalista Solange Freitas explicou um pouco sobre sua candidatura a prefeita de São Vicente.

Ela negou que foi procurada pelo governador João Doria, mas, sim, pelo vereador Higor Ferreira.”Ele que me convidou. Há uns dois anos ele sempre brincava comigo dizendo que ia ser a vice dele. Eu brigava e dizia para parar com aquilo que as pessoas podiam ouvir”.

Solange garantiu que nunca levou a sério essa possibilidade de entrar na política, mas com as eleições de outubro o assédio foi muito grande.

“Quase todos os partidos políticos me procuraram. O Higor já tinha me chamado. Eu escolhi o PSDB por vários motivos”, afirmou. Ela, porém, descartou qualquer possibilidade de ter o veterinário Eduardo Filetti como seu vice. Ninguém me procurou para falar isso. Meu vice ainda a gente não escolheu”. “Pelo que sei o PL deve apoiar o Pedro Gouvêa, apesar do Luciano Batista querer me apoiar. Não tenho nenhum apoio fora o PSDB”.

Ela disse que está estudando muito por videoconferência para montar seu plano de governo e saber como enfrentar os problemas da Cidade. “Estou conversando com a população e especialistas para saber como governar e quais são as prioridades. Eu estava de férias e não articulei nada pois ainda estava vinculada à empresa que trabalhava. Agora vou ver tudo. Eu conversei com o Doria apenas depois que decidi ser candidata”, disse.

Matéria atualizada às 17 horas de 13/05/2020