Foto: Reprodução

O PSOL da Baixada Santista vai lançar a pré-candidatura “Maria no Mandato Coletivo Feminista” à Câmara Municipal de Santos em 2020.

Integram a chapa a professora universitária Dida Dias, doutora em Ciências Sociais; a jornalista Cidinha Santos, ex-sindicalista e assessora do “Coletivo Feminista Classista Maria vai com as Outras” e outros movimentos sociais.

E mais: a ativista do ecossocialismo Luciana Jorge, coordenadora do grupo de usuários da cannabis para fins medicinais, em Santos, além de participar do curso de extensão no Núcleo de Pesquisa em Saúde Sócio Ambiental (NEPSSA), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Thaís Helena, estudante do curso de Serviço Social e militante do movimento de habitação, em especial no Dique da Vila Gilda, em Santos.

Experiências

Esta é a primeira iniciativa de mandato coletivo do PSOL na Baixada Santista. A proposta nasceu a partir de experiências realizadas na capital paulista e no estado de Pernambuco, onde mandatos coletivos se elegeram em 2018. 

As quatro ativistas feministas têm apoio de mulheres do movimento negro, feminista, sindical, estudantil, ligados à educação, habitação, saúde e cultura.