Reprodução/Facebook

Em razão do falecimento da professora, ex-vereadora e ex-deputada Mariângela Duarte, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa decretou luto oficial na Cidade por três dias. Ela foi vítima de uma câncer no pâncreas e faleceu na tarde desta quinta-feira, na sua casa, em Santos.

“Foi com extrema tristeza que recebi a notícia do falecimento da nossa aguerrida professora e deputada Mariângela Duarte. Uma mulher que tinha ideais, lutou pela nossa região com afinco e sempre teve a bandeira da educação em primeiro lugar. Caminhamos juntos em muitos momentos, quando aprendi a admirar e respeitá-la como um verdadeiro ícone da política santista, motivo de muito orgulho para todos nós. Perdemos uma amiga e uma fonte de inspiração. Com certeza, ela deixa uma rica história e ensinamentos para que as próximas gerações possam se espelhar. Nossos sentimentos aos familiares neste momento de dor”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Telma de Souza

A vereadora Telma de Souza falou da amiga. “Mariângela Duarte foi uma corajosa e combativa liderança política de Santos e da Baixada Santista, grande professora e uma primorosa mãe e avó. Tive a grata oportunidade de estarmos juntas em grandes lutas em defesa da população mais carente, da classe trabalhadora, do setor portuário, mas, especialmente, da Educação.

Por cerca de duas décadas, militamos juntas no Partido dos Trabalhadores, e formávamos um reconhecido trio de professoras, com a também saudosa Maria Lúcia Prandi. Mariângela foi uma destacada vereadora de Santos por dois mandatos, ao mesmo tempo em que eu e David Capistrano fomos prefeitos. Posteriormente, Mariângela, Prandi e Fausto Figueira foram eleitos deputados estaduais, enquanto fui deputada federal.

Entre 2003 e 2007, tivemos a oportunidade de trabalhar na mesma esfera, ambas exercendo o cargo de deputada federal. Nesse período, nossos mandatos atuaram conjuntamente, desenvolvendo orçamento participativo, e uma forte e exitosa luta pela ampliação do poder regional nas decisões sobre o Porto de Santos, pela atração da Unidade Negócios do Pré-sal para Santos e para a instalação de um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Santos. Ainda que não mais no mesmo partido, é fundamental enaltecer a importância política de Mariângela Duarte. Ficam as lembranças dos combates em que estivemos lado a lado. À família, aos amigos e admiradores, toda a solidariedade neste momento de perda. Mariângela, presente!

Confira abaixo o vídeo feito por Telma de Souza:

Fausto Figueira

O ex-vereador Fausto Figueira de Mello também divulgou um vídeo com mensagem de pesar sobre o falecimento da amiga: “A morte da Mariângela me entristece. Fomos companheiros na Câmara, companheiros de sonhos, companheiros de utopias. A Mariângela se vai, deixando um legado de respeito, de fazer política de uma maneira absolutamente correta. Sem dúvida, Mariângela Duarte combateu o bom combate. Eu quero dar um abraço na sua família e em todas as pessoas que de algum jeito conviveram com ela e estão hoje tristes pela sua morte. Um abraço, Mariângela”.

Assista ao vídeo de Fausto Figueira:

Rui De Rosis

O presidente da Câmara Municipal de Santos Rui De Rosis, destacou a luta de Mariângela Duarte por Santos e pela região. “Deixará um vazio irreparável na política santista. Ligada à arte e à cultura, Mariângela utilizou toda a sua sensibilidade para construir uma vida pública invejável. Que sua trajetória sirva de exemplo e inspire as novas gerações a combaterem o bom combate, como ela sempre fez. Hoje, o orgulho de ter sido amigo dela, contrasta com a dor pela sua perda. Fica o legado de uma grande mulher. Tenho certeza que a cidade de Santos jamais esquecerá Mariângela, uma de suas figuras mais ilustres. Vá em paz, minha amiga!”, afirmou.

Marcelo Teixeira

Presidente do PSD, último partido de Mariângela Duarte, Marcelo Teixeira destacou a trajetória da política. “O legado da professora Mariângela foi a sua dedicação, o compromisso, a paixão pelo o que ela fazia, o seu comprometimento com a docência e a luta pela educação de excelência. Trabalho, não existia outra palavra na vida dela. Era uma pessoa muito obsessiva por suas convicções , tanto que ela foi a maior responsável pela implantação da universidade pública na região. Um exemplo de mulher! Não me conformava em ver a Mariângela fora da política, quando ingressou no PSD tive a esperança de convencê-la para retornar a se candidatar a algum cargo público, por ter o perfil ideal, séria, competente, honesta, que pensava nos mais pobres e desfavorecidos da sociedade, brigando contra as desigualdades. Deixa muitos admiradores, a certeza que Mariângela continuará sendo uma referência por seus ideais e por suas lutas pela democracia e por um país mais justo e fraterno.!

Rosana Valle

A deputada federal Rosana Valle lembrou que a ex-deputada era uma “guerreira”. “
Estamos muito abalados e tristes com a morte de Mariângela Duarte, uma guerreira, símbolo de mulher e política combativa. Lutou como ninguém pela Educação e outras boas causas da nossa Região e do Brasil. Mariângela foi uma das principais incentivadoras da minha entrada na política. Aprendi muito com ela e com sua filha, Ana Luiza, que trabalha comigo. Todos nós perdemos com a partida de Mariângela. Mas seu legado estará sempre conosco, nos inspirando, mulheres e homens, que buscam a justiça social e um mundo melhor.
Seus olhos brilhantes e altivos estarão sempre a nos guiar. Muito obrigado Mariângela”.

Professor Kenny

O deputado estadual professor Kenny agradeceu os ensinamentos da deputada. “É com pesar que a Baixada Santista perde uma de suas principais referências na política. Ex-vereadora santista, ex-deputada estadual e ex-deputada federal, foi uma parlamentar aguerrida na defesa da região. Também deixou sua marca no executivo, como secretária de Cultura em Guarujá. Enquanto professor, fica para sempre a admiração por sua luta em prol da educação. Uma verdadeira mestra”.

Matéria atualizada às 8h10 de 22/05