Fabrício Queiroz e Flávio Bolsonaro na loja da Kopenhagen ( Foto: Reprodução)

Pesquisa Datafolha mostra que 58% dos brasileiros considera o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) culpado no caso das “rachadinhas” em seu gabinete quando ele era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O levantamento do instituto mostra ainda que 11% dos entrevistados o consideram inocente. Outros 31% não souberam responder.

Na 6ª edição da Pesquisa Fórum, divulgada em outubro de 2020, 51% dos entrevistados que ficaram sabendo do episódio avaliaram que o filho de Bolsonaro tem culpa nele. Outros 13,8% revelaram conhecer o caso, mas acreditar na inocência deles.

No levantamento do Datafolha, o percentual dos que consideram Flávio culpado no episódio é ainda maior entre os entrevistados com ensino superior (67%), renda familiar maior que dez salários mínimos (76%) ou que reprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro (85%).

O Datafolha ouviu 2.016 brasileiros com 16 anos ou mais por telefone em todas as regiões do país nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O caso das “rachadinhas” veio a público em 2018, após as eleições presidenciais. Ele está sendo investigado pelo Ministério Público do Rio, que já ofereceu denúncia à Justiça. Nela, além de pedir ação judicial contra o filho 01 do presidente, a promotoria também denunciou, entre outros, o ex-policial militar Fabrício Queiroz, amigo de décadas de Bolsonaro pai.

Isso porque, de acordo com as investigações, ele seria o operador do esquema, pelo qual assessores de Flávio na Alerj devolviam parte de seus salários a Queiroz. A quantia seria usada, segundo as apurações, para financiar despesas pessoais do hoje senador.

O tema é um dos que mais dá desgaste ao presidente Bolsonaro.

Com informações da Folha de São Paulo