Reprodução/PRF

Um motorista do Samu de Guarujá foi preso transportando num carro um respirador mecânico utilizado em Unidades de Terapia Intensiva no combate ao novo coronavírus.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acusado dirigia um carro com o equipamento pela Rodovia Fernão Dias (BR-381). Ele vestia um uniforme do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e tinha um crachá da Prefeitura de Guarujá. Ele foi abordado pelos policiais e afirmou que estava levando o respirador hospitalar para manutenção na cidade de Extrema, em Minas Gerais.

Reprodução/PRF

O aparelho estava com os números de série apagados, dificultando, assim, o rastreamento de sua origem e compra original. O acusado se identificou como motorista de ambulância do Samu de Guarujá. Indagado sobre o motivo da viagem que não é o de serviço, ele caiu em contradição e foi encaminhado Distrito Policial de Vargem.

O homem disse aos policiais que estava realizando o transporte do equipamento para a realização de uma manutenção, em Extrema. Os policiais desconfiaram, já que desconheciam qualquer empresa que realize esse tipo de serviço.

Na delegacia, ele disse que comprou três respiradores por R$ 19 mil pela internet e que eles estavam sem documentação fiscal. Ele é sócio de uma empresa de prestação de serviços de saúde. O acusado foi liberado e o equipamento foi apreendido pela Polícia Civil.

Reprodução/PRF

Prefeitura do Guarujá

Ao Jornal Costa Norte, a Prefeitura respondeu o seguinte sobre a ocorrência. “A prefeitura de Guarujá informa que não teve acesso a dados da ocorrência realizada pelas autoridades policiais. Apurou, porém, que se trata de servidor municipal que atua lotado no SAMU, porém, que dirigia veículo particular e não estava em horário de trabalho. Até o momento não há registro de extravio de nenhum equipamento do patrimônio municipal ligado à Secretaria de Saúde (Sesau). Ainda assim, a Sesau abrirá procedimento interno para apuração dos fatos”