Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O ministro Kassio Nunes Marques, indicação do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ), votou a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira ação que analisou no Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo o ex-presidente.

Nunes Marques rejeitou, nesta quinta-feira (10), um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que solicita que o depoimento de Antônio Palocci seja mantido num processo de Lula, e que apenas o termo da delação premiada seja excluído dos autos.

O novo ministro negou o pedido e determinou que, tanto o depoimento, quanto o termo de Palocci, sejam removidos. Neste caso, Lula é acusado de receber propina por meio de um imóvel da Odebrecht que abrigaria a sede de seu instituto.

O voto de Nunes Marques, apresentado no plenário virtual, deu maioria ao ex-presidente e consolidou o posicionamento da Segunda Turma a favor de Lula.

Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes haviam rejeitado o recurso da PGR e Edson Fachin, acolhido. Falta apenas o voto de Cármen Lúcia, que não mudará o resultado, hoje, de 3 a 1 a favor de Lula. A votação termina na próxima semana.

Com informações da coluna de Bela Megale