Foto: Divulgação/PMPG

Quatro candidatos a prefeito e um a vice nas eleições municipais de Praia Grande correm o risco de ficarem fora da disputa. O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu na Justiça a impugnação de todos, pois eles não atenderiam às condições de elegibilidade.

São eles: Janaína Ballaris (PL), Alexandre Cunha (Republicanos), Danilo Morgado (PSL) e Raquel Chini (PSDB), que concorrem ao cargo de prefeito; e Ednaldo dos Santos Passos, conhecido como Reco (PSDB), candidato a vice-prefeito na chapa de Raquel.

O promotor eleitoral Marlon Machado da Silva Fernandes é o responsável pelos cinco pedidos.

De acordo com o MPE, Janaína Ballaris não apresentou certidão de objeto e pé (também chamado de certidão narrativa). Sem o documento, ela não teria condições legais de concorrer. A candidata afirma que já anexou a defesa ao processo.

O mesmo problema ocorreu Alexandre Cunha. Conforme informou sua assessoria, “os documentos foram devidamente juntados e o candidato não possui qualquer impedimento ou mesmo ausência de documentação que possam prejudicá-lo em sua candidatura”.

Danilo Marco Morgado Silva também teve pedido de impugnação contra sua candidatura, mas, no caso, o problema seria a falta da certidão criminal da justiça estadual de 2º grau e cópia do documento oficial de identidade.

O candidato, em nota, disse que sua candidatura é elegível. “Todos os documentos foram apresentados, deve ter sido um erro do sistema da Justiça Eleitoral. Sou ficha limpa”.

Chapa completa

Na chapa do PSDB, por sua vez, a candidata a prefeita Raquel Chini não teria comprovado, por certidão legal, ter condições criminais de concorrer às eleições. Ela também não teria provado que se desincompatibilizou de cargo público na prefeitura para ser candidata.

O candidato a vice-prefeito pelo mesmo partido, Ednaldo dos Santos Passos, conhecido como Reco, não apresentou certidão criminal da justiça estadual de 1º grau, e não provou ter condição criminal que permita sua candidatura, conforme o MPF.

A assessoria jurídica dos candidatos do PSDB, Raquel e Reco, informa que já está apresentando a contestação à ação de impugnação ao requerimento de candidatura de ambos.

Com informações do G1