Marco Aurélio Mello - Foto: STF

Nesta quinta-feira (31), o ministro Marco Aurélio Mello, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou um ofício questionando a ausência de textos no clipping, o resumo das matérias e artigos jornalísticos diários, enviado diariamente aos juízes.

No conteúdo que teria ficado de fora do resumo, segundo o decano do Supremo, estão matérias dos jornais Folha de São Paulo e Estadão sobre o fato de o médico do STF contestar a versão do presidente do órgão, ministro Luiz Fux, sobre as vacinas.

O ofício de Marco Aurélio pede esclarecimentos da Secretaria de Comunicação do STF, “ante os ares democráticos vivenciados (no país)”, o que dá a entender certa suspeita de que tal omissão possa ter sido induzida.

Marco Aurélio Mello e Luiz Fux já haviam entrado em conflito em outubro, quando o presidente do STF determinou que o traficante André do Rap volte à prisão. O ministro decano criticou duramente a posição do colega de derrubar um habeas corpus que ele havia concedido horas antes, e chegou a qualificá-lo como “autoritário”.

“Em jogo está algo muito sério, que foge ao princípio da pessoalidade (…) o mais interessante, presidente, é que se abandona essa questão, que é a questão mais importante, para admitir-pela primeira vez no colegiado para se admitir esse superpoder ao todo poderoso e autoritário presidente. Autoritário no que cassou uma decisão de um colega” declarou Mello.