Foto: YouTube

O médico infectologista Marcos Caseiro, um dos mais importantes do Brasil, se filiou na noite desta quarta-feira (9) ao Partido dos Trabalhadores (PT). O ato ocorreu em uma cerimônia transmitida pela internet, onde compareceram algumas das principais lideranças nacionais do partido.

Entre os que deram as boas-vindas a Caseiro estavam o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, os ex-ministros Arthur Chioro e Alexandre Padilha, além de lideranças locais como a ex-prefeita e vereadora Telma de Souza, o ex-deputado Fausto Figueira, a ex-vereadora Cassandra Maroni e o vereador Chico Nogueira.

“Isso é uma decisão muito simples. Minha e da minha consciência. Minha consciência é que vivemos a maior crise que esse país já teve, que é a divisão entre barbárie e a possibilidade de avançar em alguma coisa. Sou petista, sim. Tenho orgulho de todos vocês. Não estou aqui por acaso. Agradeço essa honra que vocês estão me dando”, afirmou Caseiro na ocasião.

Caseiro ainda fez duras críticas à gestão do governo do presidente Jair Bolsonaro com relação a pandemia do coronavírus. “Hoje são 2.700 mortes. A gente não pode normalizar isso. Isso não é normal. Isso tem um responsável, tem um nome. Um responsável por esse genocídio. Nós falávamos lá atrás que chegaríamos a 500 mil mortes e falaram que éramos malucos da cabeça. Vamos chegar em muito mais se nada for feito”, afirmou.

O tom dos discursos girou em torno da perplexidade pelo fato de Caseiro não ser filiado ainda e as boas-vindas. Muitos dos que discursaram, entre eles a vereadora Telma e o ex-ministro Padilha fizeram trocadilhos com o nome do médico e o fato dele “já ser da casa”.

Haddad ainda ressaltou que “hoje, mais do nunca, a chegada de Marcos Caseiro é um presente para o PT, que precisa de quadros como ele, que falem em nome da ciência, defendam o SUS e denunciem a política genocida de Bolsonaro”.

Apesar de não existir nenhuma conversa a respeito de uma provável candidatura, a relevância da cerimônia de filiação aponta o infectologista como um provável candidato pelo partido nas próximas eleições.