Cris Forssell - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ex-candidata à prefeitura de Itanhaém pelo Podemos, Cris Forssell, foi presa na manhã desta terça-feira (2), durante operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A polícia efetuou, ainda, buscas na prefeitura da cidade do litoral sul. A casa do ex-prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) também foi alvo da ação.

A operação, chamada de “Dólos”, apura um possível esquema de desvio de dinheiro (cerca de R$ 40 milhões), por intermédio de fraudes, em licitações referentes à produção de uniforme e material escolar.

Além de Itanhaém, outras 18 cidades do estado de São Paulo, incluindo Praia Grande, foram alvos da operação.

As investigações chegaram à Baixada Santista depois que a polícia apurou ligações entre empresas de Orlândia, no interior, com outras situadas em demais cidades, sendo a maioria em Itanhaém, em nomes de laranjas.

Cris Forssell foi levada para a Delegacia Seccional de Itanhaém e, em seguida, encaminhada à cadeia feminina de São Vicente. O marido dela também foi preso e levado para o presídio de Peruíbe. Dois comerciantes e um administrador da cidade completam as prisões.

Prefeitura

A prefeitura de Itanhaém divulgou comunicado, no qual diz que foi, de fato, alvo de operação do Gaeco durante a manhã e que o mandado de busca e apreensão foi cumprido no Departamento de Suprimentos.

Contratações provindas de licitações durante 2015 e 2016 foram apontadas pelas autoridades como peças-chave para ajudar na investigação.