Foto: Rosa Santos/Arquivo Pessoal

A jornalista Rosa Santos foi surpreendida ao chegar ao seu local de votação, neste domingo (15), e descobrir que alguém já havia votado em seu lugar. O problema ocorreu na seção 265, da 273ª Zona Eleitoral de Santos, no colégio Externato São Luiz, no bairro Campo Grande.

“Imagina você chegar para votar e alguém votou no seu lugar? Foi exatamente o que aconteceu comigo. Quando eu cheguei, alguém votou no meu lugar. Não teve conferência de documentação, obviamente. A única explicação que me deram foi ‘ah, desculpa, não tenho nada o que fazer, você vai voltar para casa’”, afirmou a jornalista.

“Claro que eu não aceitei essa resposta, todo mundo tentou resolver aqui. Mas não vou conseguir votar por um erro de pessoas que não conferiram a documentação, não conferiram nada. Ou seja, me foi tirado o direito de votar. Estou me sentindo extremamente desrespeitada, mesmo que eu não fizesse questão, é o meu direito votar e ele foi cerceado”, acrescentou.

Revolta

Rosa ficou revoltada com a situação: “Tem um voto lá que foi no meu nome, que eu não sei para quem foi. E se não for o candidato que eu iria votar, tudo bem? Que democracia é essa? A falha é humana, sim. Mas prejudica todo um sistema, põe em xeque todo um sistema”.

Ela ainda vai precisar ir ao cartório eleitoral para registrar o caso. “Tenho que ir ao cartório para dizer que eu não votei. Eu consto como se tivesse votado, mas não tenho recibo de nada. Terei que ir lá para resolverem a minha situação, de um problema criado por eles”, completou.