O afogamento aconteceu na Praia da Enseada, no Guarujá - Foto: Divulgação/PMG

Válter Suman (PSB), atual prefeito de Guarujá, continua com ampla vantagem na preferência do eleitorado da cidade, de acordo com novo levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat). Os números apontam que ele pode ser eleito em primeiro turno.

A menos de um mês da eleição, Suman recebeu 57,7% das intenções de votos. Na primeira pesquisa do instituto, ele já aparecia em primeiro, com 47%.

Os demais candidatos aparecem bem abaixo: Miguel Calmon (PRTB), 2,2%; Dedé do Adélia (DEM) e Magaiver (Pode), 2% cada; André Guerato (PSDB), Serginho Zagarino (DC), Luciana Salituri (Patri), Professor Valter Batista (PSOL) e Rodrigo Barboza (Republicanos), 0,5% cada um; Giovani (Rede), 0,2%.

Os indecisos são 19,6% e os que pretendem anular ou votar em branco são 10,4%, além de 3,4% que não querem votar em nenhum dos candidatos.

Esses números se referem à pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Espontânea

Na espontânea, na qual o eleitor não recebe a listagem dos candidatos, Suman também tem ampla vantagem, com 37,1%.  Dedé do Adélia e Magaiver aparecem com 1,3%. Os outros candidatos não chegaram a 1%. 

O Ipat entrevistou 600 pessoas, no dia 16 de outubro. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, sob o número SP-06140/2020.