Ademário Oliveira - Foto: Reprodução/TV Tribuna

Pela quinta vez, a Câmara dos Vereadores de Cubatão rejeitou pedido de cassação do mandato do prefeito Ademário Oliveira (PSDB). A votação foi realizada durante sessão, nesta terça-feira (29).

De acordo com o Regimento Interno da Casa, para que o processo de impeachment tenha início é necessário que, ao menos, dez vereadores votem favoravelmente. No entanto, o resultado apontou 11 votos contra o afastamento.

A nova denúncia contra Ademário foi protocolada pelo advogado Cícero João da Silva Júnior, em 26 de agosto. De acordo com ele, o prefeito cubatense teria cometido infração político-administrativa grave ao nomear o diretor-presidente do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos (Camp), Alex Ferreira dos Santos, como assessor de Assuntos Estratégicos.

A acusação é que Alex não teria se afastado do cargo no Camp para assumir o cargo na Secretaria de Governo de Cubatão.

Na justificativa do pedido de impeachment, o advogado diz que o “comissionado teria que se afastar de sua função na entidade, uma vez que o Camp tem relações contratuais diretas com a administração municipal”.

Quem votou

Os únicos vereadores que votaram a favor do processo de impeachment foram Toninho Vieira (Progressistas) e Rafael Tucla (Progressistas). Lala (Patriota) e Cléber do Cavaco (PL) não compareceram à sessão por razões pessoais.

Votaram contra o afastamento: Aguinaldo Araújo (MDB), Dr. Anderson Veterinário (PSDB), Cesar (PSDB), Roxinho (MDB), Ivan Hidelbrando (PSB), Jair do Bar (MDB), Marcinho (PSB), Ricardo Queixão (PSDB), Rodrigo Alemão (PSDB), Sérgio Calçados (PSB) e Wilson Pio (PSDB).