Bolsonaro e Sergio Moro (Foto:Isaac Amorim/MJSP)

Da Revista Fórum

O presidente Jair Bolsonaro recuou e adiou, por ora, a demissão do delegado Maurício Valeixo da diretoria-geral da Polícia Federal, segundo reportagem do jornal Valor Econômico. Ao ser comunicado da troca do comando da PF, o ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão.

Segundo o Valor, ministros palacianos conseguiram convencer Bolsonaro a manter Valeixo na função. Ao menos três generais ligaram para Moro, que também recebeu diversas mensagens de WhatsApp de parlamentares bolsonaristas. Todos pediram para que o ministro fique no cargo.

A publicação aponta ainda que Valeixo deve ser tirado do cargo nos próximos meses, mas Moro teria poder na nomeação do sucessor. Além de ser amigo de Valeixo do tempos de Lava Jato, Moro teme que uma indicação política para o comando da PF proteja casos de corrupção.

Nesta quinta, a ex-aliada e deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou que a PF teria chegado “ao centro e aos financiadores das milícias digitais” e, por isso, Bolsonaro exonerou o diretor-geral.