Foto: Divulgação

O ataque a tiros sofrido pela candidata à prefeitura de São Vicente, Solange Freitas (PSDB), na quarta-feira (11), parece ter influenciado a intenção de votos da população da cidade. Ela, que estava em terceiro lugar nas últimas pesquisas, conquistou a liderança na preferência do eleitorado, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisas A Tribuna (Ipat).

Na reta final para o pleito, a representante dos tucanos subiu para 26,5% no levantamento estimulado, no qual os nomes dos candidatos são mostrados aos entrevistados.

Na sequência, aparecem Kayo Amado (Podemos), com 19%, e o atual prefeito Pedro Gouvêa (MDB), empatado tecnicamente, com 18,7%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.

Desde o início do processo eleitoral, a disputa está concentrada nestes três concorrentes e não é possível dizer quais deles estarão no segundo turno, que, segundo a pesquisa, certamente ocorrerá na cidade.

No levantamento espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, os números são os seguintes: Solange Freitas, 20,9%; Kayo Amado, 15,5%; Pedro Gouvêa, 14,2%. Neste caso, há empate técnico entre os três.

Efeito facada

Ao que tudo indica, está ocorrendo em São Vicente fenômeno semelhante ao que aconteceu na última eleição presidencial no Brasil. No dia 6 de setembro de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro foi esfaqueado durante um comício em Juiz de Fora, Minas Gerais. Após este episódio, ele se consolidou na frente da preferência do eleitorado e acabou vencendo a disputa pelo Planalto.

A pesquisa do Ipat entrevistou 800 eleitores e o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-03537/2020.