Foto: Reprodução

O eleitor de Praia Grande, Marcelo Cristofani dos Santos, teve uma surpresa nada agradável ao chegar ao local de votação do segundo turno da eleição para prefeito, na manhã deste domingo (29). Ele descobriu, em sua seção eleitoral, que alguém já havia votada em seu lugar.

Ele registrou um boletim de ocorrência sobre o incidente. O analista vota na Escola Municipal República de Portugal, no bairro Guilhermina.

“Fui votar por volta das 10h30. Foi pedido meu título de eleitor e o mesário disse que o comprovante (do voto) já estava destacado. Fiquei indignado porque eu não votei. O meu direito de cidadão de votar eu não tive”, declarou, em entrevista para A Tribuna.

Ao perceber a irregularidade, o presidente da seção foi chamado. Ele o orientou a registrar a ocorrência em uma delegacia, com o objetivo de evitar problemas futuros com a justiça eleitoral.

Sem assinatura

“Ele verificou no sistema que meu voto já havia sido contabilizado, mas não fui eu. Eu não vi nenhuma assinatura no comprovante de voto”, disse Marcelo. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), esse tipo de problema pode ter origem em uma falha do mesário. A biometria deve minimizar essas ocorrências, ainda de acordo com o TRE.