Foto: Divulgação

Agentes da Defesa Civil orientaram moradores das encostas dos morros de Santos a respeito dos perigos de deslizamentos, especialmente, no período de dezembro a abril, quando é registrado aumento das chuvas.

A iniciativa faz parte da Operação Chuvas de Verão, lançada, nesta terça-feira (1), pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Vale lembrar que os morros de Santos possuem nada menos do que 47 pontos de deslizamento.

O objetivo é dirigir o foco para as moradias que se localizam nas áreas atingidas pelos deslizamentos de março de 2020. Na ocasião, houve, no total, 45 mortes em Santos, São Vicente e Guarujá.

Na avaliação de Victor Valle, geólogo da Defesa Civil de Santos, apesar de ser muito difícil ocorrerem deslizamentos da magnitude como foram os de março, é aconselhável manter atenção.

Em Santos, os agentes divulgaram comunicados no Morro do Marapé. Vão repetir a ação nos próximos dias nos Morros do José Menino, Monte Serrat, Fontana, Pacheco, São Bento, Penha, Saboó, Nova Cintra, Santa Maria, Caneleira, Jabaquara e Ilhéus.

Características

A Operação Chuvas de Verão continuará até 30 de abril de 2021. As chamadas situações de risco têm como características rachaduras ou trincas no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, além de estalos em rochas.

Em qualquer dessas situações, os moradores devem procurar um lugar seguro e entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3298-1000.