Divulgação/Sismmac

O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista e representantes da Usiminas devem se reunir na próxima terça-feira, às 14 horas, para discutir o plano de demissão de 900 trabalhadores da Unidade de Cubatão. O encontro deve acontecer no Ministério Público do Trabalho. Na última quarta-feira, a juíza Adalgisa Lins Dornelas, da 2ª Vara da Justiça do Trabalho de Cubatão, concedeu uma liminar ao Sindicato suspendendo as dispensas e ordenamento a reintegração dos 100 dispensados a partir do dia 19.

Até o momento, a empresa não conseguiu cassar a liminar obtida na Justiça de Cubatão. Além dos 900, a siderúrgica suspenderia o contrato e reduziria salários e carga horária dous outros 700 trabalhadores da unidade.

Na decisão de quarta, a magistrada determinou que a Usiminas “se abstenha de demitir até que sobrevenha a negociação para essa atitude junto à entidade autora, ou que seja obtida composição perante este Juízo, nestes autos. Caso tenha sido demitido empregado de 19-05-2020 até o momento da recepção desta decisão , deverá ocorrer a reintegração no prazo de cinco dias, contados da notificação pelo juízo o que se dará mediante denúncia da parte postulante. No descumprimento , quer da obrigação de NÃO FAZER como da obrigação de FAZER, será imposta multa de R$ 10.000,00 por empregado demitido ou não reintegrado , em valor único , sem prejuízo da aferição meritória do pedido de indenização”.