Divulgação

O empresário Hilmar José Duppre Júnior, irmão do vereador santista Hugo Duppre (Republicanos), foi detido em uma megaoperação da Polícia Civil, no dia 11 de abril, na Capital. Os policiais fizeram o rastreio de mercadorias que foram roubadas no começo deste mês no Aeroporto de Guarulhos.

Policiais seguiram até uma casa no bairro do Ipiranga e lá encontraram 15 mil testes para detecção do coronavírus; aproximadamente de 2 milhões de máscaras cirúrgicas, alguns respiradores hospitalares, drogas e armamento pesado. As armas teriam sido usadas na ação dos criminosos no dia do roubo.

A mercadoria seria revendida no mercado clandestino que abastece a máfia chinesa nos comércios populares de São Paulo.

O chefe da quadrilha foi identificado como o chinês Fu Zihong, que também foi preso, e que tinha Duppre, Cleber Marcelino da Silva, Marcelo Martins da Silva e Kawe Mycon Brito dos Santos, como sócios.

O empresário Marcos Zheng é presidente da Associação Shangai no Brasil, vice da Associação Chinesa no Brasil, que está sendo investigada pela Polícia Federal.

O grupo seria responsável por várias negociações e intermediações entre a Secretaria Estadual de São Paulo, o Governo Estadual e o governo da China. Os nomes dos presos foram divulgados em matérias dos portais das revistas Exame e Isto É.