Árvores congeladas em São Joaquim, na Serra Catarinense - Foto: Mycchel Legnaghi/MetSul

A onda de frio derrubou as temperaturas no Sul do Brasil e se estende para os estados do Sudeste na manhã desta quarta-feira (28).

Com o avanço da massa de ar polar em todo o país, Santos registra temperaturas baixas nos próximos dias. De acordo com informações da Defesa Civil do estado, a forte frente fria deve permanecer até o próximo domingo (1).

Mesmo com a chuva desta quarta-feira (28), a temperatura se mantém entre 14ºC e 18ºC. O tempo deve permanecer nublado durante todo o dia.

Na cidade, as quedas nos termômetros atingirão seu pico entre quinta (29) e sexta-feira (30), quando são esperadas mínimas de 9ºC e 8ºC, respectivamente, segundo o Instituto Climatempo.

Em São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, os termômetros marcaram 8 graus negativos, com sensação térmica de -20 graus. Pela manhã, as árvores amanhecerem com gelo, segundo registros de Micchel Legnaghi para o site de meteorologia MetSul.com, que prevê neve na região entre o Uruguai e o Paraná para os próximos dias.

Na região serrana, as mínimas chegaram a -7°C em alguns municípios, como Bom Jardim da Serra (-7,8°C) e Urupema (-7,25°C).

Em Telêmaco Borba, a 235 quilômetros de Curitiba, no Paraná, o jornalista Ciro Campos registrou em vídeo a queda dos primeiros flocos de neve pela manhã. A mínima prevista é de 2º graus, mas a sensação térmica fica abaixo de zero.

A queda das temperaturas no Sul do país marca a chegada da mais forte onda de frio no Brasil dos últimos anos.

No Rio Grande do Sul, as mínimas podem chegar a 15° graus negativos nos Aparados da Serra, segundo a MetSul. A neve deve cair nas próximas horas em Caxias do Sul, Vacaria e São José dos Ausentes.

Nesta terça-feira (27) já nevou na cidade de Canguçu, a 274 quilômetros de Porto Alegre.