No Jardim Alice, bairro de PG na divisa com Mongaguá, carros foram arrastados pelo deslizamento - Foto: Reprodução

As fortes chuvas que atingiram à Baixada Santista, entre a noite de terça-feira (5) e a madrugada desta quarta-feira (6), provocaram diversos estragos nos municípios, como alagamentos e um deslizamento que arrastou carros. Mongaguá foi a cidade mais atingida pelo temporal, que durou cerca de quatro horas. Em razão dos transtornos causados pela chuva, a cidade cancelou as aulas nas escolas municipais nesta quarta.

Mongaguá

Segundo a Defesa Civil de Mongaguá, choveu 201.2 mm no município nas últimas 24 horas, volume que supera o esperado para o mês inteiro. O temporal provocou diversos pontos de alagamento na cidade, com destaque para os bairros da Vila Nova, Vila São Paulo, Centro e Pedreira. Áreas próximas aos rios foram as mais afetadas. Conforme a prefeitura, a alta do Rio Mongaguá colapsou o sistema de drenagem do Centro da cidade.

No Jardim Alice, bairro de Praia Grande que fica na divisa com Mongaguá, uma imagem impressionou os moradores: após deslizamentos de terra provocados pelas chuvas, carros foram arrastados pela Rua Berilo e chegaram a colidir contra muros de residências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas casas tiveram abalos estruturais após serem atingidas pelos veículos arrastados. No local, há mais 12 residências, cujos moradores foram para outro local até que as águas terminem de escoar.

A Defesa Civil de Mongaguá também monitora a situação do Jardim Alice, dada a proximidade com o Morro da Cialta. Em nota, o órgão afirmou que ficou em alerta total até 4h da manhã, e que as equipes de serviços externos estão nas ruas buscando minimizar os impactos do temporal. No comunicado, a administração municipal também disse que não foi acionada para dar apoio a nenhuma família que pudesse necessitar de abrigo.

Praia Grande

Além do deslizamento que arrastou carros, Praia Grande também registrou diversos pontos de alagamento. Na cidade, de acordo com dados da Defesa Civil do estado, choveu 115 mm entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta. Na Avenida Jairo de Camargo Martins, no Parque das Américas, um carro chegou a ficar submerso, como mostra um registro feito por um morador.

São Vicente

A água da chuva invadiu um supermercado que fica no Jardim Rio Branco, na Área Continental. No Catiapoã, bairro que, segundo moradores, tem tido enchentes mesmo sem chuva, alagamentos também aconteceram na noite de terça. Conforme a Defesa Civil de São Paulo, a cidade registrou índice pluviométrico de 151 mm entre a noite de terça e a manhã desta quarta-feira.

Foto: Reprodução

Itanhaém

A prefeitura informou que o volume de chuva foi de 130,52 mm até às 8h45 desta quarta-feira, o que deixou o município em estado de alerta. Devido às chuvas somadas à maré alta, alguns bairros têm tido pontos de alagamento. No entanto, segundo a administração municipal, não foi registrado nenhum evento de maior gravidade no município.

Santos

Em razão também das fortes chuvas, uma árvore desabou e causou a paralisação no fornecimento de energia em alguns bairros de Santos, na noite de terça-feira (5).

Não se sabe qual foi o período em que essas localidades permaneceram sem luz. No entanto, a equipe da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) foi até o local para realizar os devidos reparos.

Segundo a empresa, funcionários da companhia foram rapidamente mobilizadas e já concluíram os reparos necessários para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança, e no menor tempo possível. O endereço onde ocorreu o incidente não foi informado.

Demais cidades

No Guarujá, a Defesa Civil registrou uma queda de árvore de grande porte, na Estrada Santa Cruz dos Navegantes s/nº. Já foi realizado o corte a retirada da mesma. A prefeitura informou que o acumulado de chuva na cidade nas últimas 24h foi de 77 mm. Bertioga e Cubatão não registraram ocorrências

A Avenida Cruzeiro do Sul, na Praia de Pernambuco, Guarujá, acumulou muita água – Foto: Reprodução

Alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na terça-feira para a possibilidade de chuvas no Litoral de São Paulo. O aviso tem validade até quinta-feira (7). Em casos de emergência, o órgão recomenda o acionamento pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado para o atendimento de ocorrências pelo telefone 193.

Com informações de A Tribuna e Santa Portal.