Foto: Reprodução/Redes Sociais

Conforme previram a Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fortes chuvas e ventos atingiram a região na madrugada desta quinta-feira (28). Como consequência, a orla de Santos viu sua avenida ser inundada pela ressaca marítima provocada pelo massa de ar frio que se formou na Baixada Santista.

Na gravação, feita pelo canoísta Fabio Paiva, é possível ver as ondas invadirem a avenida, calçadão, ciclovia, canteiro central e os dois sentidos da via, tanto para a Ponta da Praia, como para a cidade de São Vicente.

Segundo a previsão da Defesa Civil, o alerta indica que as ondas podem chegar a até 3 metros de altura em Santos. O mesmo aviso serve para as cidades de Praia Grande, São Vicente, Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá.

A mudança de tempo se deve à chegada de uma fria à região. Depois do tempo abafado dos últimos dez dias, a Baixada Santista viu a chuva voltar com força, além do retorno ds temperaturas mais baixas.

Orla fechada

Em razão das fortes ondas, a avenida da praia foi interditada na altura do Canal 6 e Rua Oswaldo Cruz, pela manhã desta quinta (28). O objetivo era promover a limpeza do local.

Em nota, a prefeitura de Santos informou que a força das ondas trouxe impurezas e areia para a via. Além disso, o mar atingiu o pico da sua ressaca às 3h15 da madrugada, quando as ondas bateram 2 metros de altura, na Ponta da Praia. Às 5h, na Ilha das Palmas, as ondas chegaram a 5 metros.

Organizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), a interdição da orla provocou trânsito intenso nos Canais 1, 3 e 4. O Canal 6 já foi liberado. Os outros pontos de atenção seguem em trabalho de limpeza.