Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo fez um alerta, nesta terça-feira (24), para a chegada de uma frente fria ao estado, com previsão de fortes temporais para todas as regiões, a partir da noite desta terça.

Sendo assim, o clima deve se manter entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27), com queda nas temperaturas, especialmente nos municípios da faixa leste.

Existe a possibilidade de as pancadas de chuvas virem acompanhadas de queda de raio e granizo, além de rajadas de vento de até 70km/h.

A previsão de 50mm de chuva está concentrada na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva.

Para as regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a previsão indica 80mm, durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada.

Contudo, a Defesa Civil emitiu um aviso especial para os munícipios da faixa leste do estado, principalmente o Litoral Paulista, pois há um maior número de áreas de risco nessas localidades.

No interior do estado, espera-se a maior concentração de chuva. Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto os acumulados podem chegar aos 100mm, chuva considerada forte.

Rajadas de vento que podem atingir os 70Km/h, além de raios e granizos devem se espalhar por todas as regiões.

Precauções

A Defesa Ciivl pede que a população siga as orientações caso se encontre numa região afetada pelas chuvas. Inicialmente, jamais enfrentar área alagadas ou com enxurradas. Ao ouvir um trovão, as pessoas devem procurar um local coberto e evitar permanecer parados embaixo de árvores.

As pessoas que residem em áreas de encosta devem observar os sinais de movimentação do solo, pois, ao longo do processo de deslizamento, é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Além disso, para se precaver das rajadas de vento, recomenda-se não estacionar em locais próximos às árvores, e profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

Nas áreas litorâneas, devido às possíveis rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, ou seja, durante o período do alerta, não é aconselhável que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Como última solicitação, sugere-se o cuidado com embarcações e para evitar adentrar em alto mar. Da mesma forma que não e deve praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf.

Sistema de Defesa Civil em prontidão

Monitorando em tempo real a evolução da chuva, a Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo dos próximos dias e, caso seja necessário, emitirá alertas à população pelo SMS 40199.

Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199. E no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.