Instituto Arte no Dique - Foto: Nice Gonçalvez

O lançamento do Projeto Beco Limpo teve data remarcada para a próxima segunda-feira (18), na sede do Instituto Arte no Dique, que fica à Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube, em Santos.

Além do cerimonial, que contará com o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo, especialistas e professores de São Paulo, também haverá a aula inaugural do projeto, que contará com os primeiros 25 alunos selecionados e famílias.

O Projeto Beco Limpo, edição 2022, busca encontrar soluções duradouras para a prevenção do lixo no mar, além de incorporar as demandas da comunidade do Dique da Vila Gilda, da Vila dos Criadores e do Jardim São Manoel.

As ações ocorrem por meio de capacitação profissionalizante, gestão integrada de resíduos sólidos, cocriação socioambiental, eixos com remuneração pela atuação dos participantes selecionados.

Para isso, houve a destinação da verba de R$ 1,8 milhão, aprovada pelo Ministério Público Federal (MPF), para efetivação e realização das ações.

Com duração de três anos, o Beco Limpo terá turmas de 25 bolsistas em ciclos de quatro meses. Os jovens também serão orientados a atuar como agentes comunitários de resíduos e se tornarão uma ponte de diálogo entre a comunidade e as soluções que serão definidas.

Turma inicial começa dia 18 e vai até agosto

A primeira turma começa no dia 18 de abril e vai até o começo de agosto, quando dará lugar aos próximos jovens. As aulas serão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, em intervalos pela manhã e à tarde.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Arte no Dique, em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente.