Divulgação/Prefeitura de Santos

Por Alice Andersen

A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo nesta terça-feira (8) vai acabar com o veranico fora de época e fazer as temperaturas caírem.

Em Santos, há previsão de chuvas fortes, ventos com rajadas de até 80 km/h e ondas que podem ultrapassar 3 metros de altura. O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos indica que o estado é de alerta.

O risco de ressaca do mar também vale para Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e deve prosseguir até quinta-feira (10). A Defesa Civil já aconselha às pessoas evitarem práticas de esportes no mar, como windsurfe, surfe e kitesurf.

A previsão é de que a temperatura máxima nesta terça (8) seja de 21ºC, com pancadas de chuva ao longo do dia na Baixada Santista. A partir de quarta-feira, o sol deve voltar a brilhar. É esperado que as temperaturas aumentem, podendo chegar aos 36ºC nesta sexta (11).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a presença de nuvens impede que as temperaturas aumentem. A previsão é de que a temperatura mínima nesta terça-feira seja de 16°C e a máxima não ultrapasse os 20°C.

O que é bem diferente do calor registrado na última segunda (7), quando, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 29,6ºC no mirante de Santana, na zona norte.

Já no interior paulista, informações da Defesa Civil mostram que o tempo seco e firme deve continuar, com as temperaturas subindo gradualmente nesta terça-feira. Isso deve garantir uma sensação de calor e até mesmo de abafamento em alguns locais.

*Com informações de Metrópoles e Folha de S.Paulo.