Foto: Reprodução/Twitter

O presidente dos Estados UnidosJoe Biden, participou nesta segunda-feira (1) da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), em Glasgow, na Escócia. Em discurso Biden “se desculpou” pela política ambiental de seu antecessor, Donald Trump.

“Acho que não deveria me desculpar, mas peço desculpas pelo fato de que os Estados Unidos – no último governo – ter se retirado do Acordo de Paris, nos colocando meio atrás da bola 8”, disse Biden. O Acordo de Paris foi formulado em 2015, durante a COP-21, e possuía metas ambiciosas. Os EUA deixaram o pacto em 2017.

O presidente dos EUA ainda classificou a COP-26 como “um ponto de partida”. “Nosso encontro aqui em Glasgow não é o fim da jornada. Todos nós sabemos disso”, disse.

Historicamente, os Estados Unidos são um dos países mais resistentes à adesão de metas firmes contra as mudanças climáticas e Biden tem sido bastante pressionado nos fóruns internacionais.

O presidente dos EUA ainda foi flagrado tirando um cochilo durante a abertura da conferência.

Ativistas brasileiros

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro optou por fazer turismo na Itália ao invés de participar do encontro, lideranças indígenas e ativistas brasileiros foram à conferência. Em discurso, a jovem e militante indígena Txai Suruí destacou a necessidade das mudanças das políticas em torno do meio ambiente e acusou os líderes políticos “fecharem os olhos para a realidade”.

“Precisamos de um diferente caminho, com mudanças globais. Não é em 2030 ou 2050, é agora. Enquanto vocês fecham os olhos para a realidade, os defensores da terra foram assassinados por proteger a terra. Os povos indígenas estão na linha de frente da emergência climática, e nós precisamos estar no centro das decisões sendo tomadas aqui”, afirmou Suruí.