Foto: Divulgação/Edris Queiroz

Uma mosca gigante foi descoberta por cientistas brasileiros. Com 6,2 centímetros, a maior mosca-da-madeira já registrada no mundo foi encontrada dentro Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) de Peruíbe.

De acordo com registros, as fêmeas da espécie podem medir até 5 centímetros de comprimento e 7,5 cm de envergadura, pesando entre 2,5 g a 2,8 g. A mosca encontrada no instituto mede 6,2 cm, com 7,9 cm de envergadura e pesa 4,59 g.

A mosca gigante foi encontrada por acidente e chegou a ser confundida com um beija-flor.

“Ela estava voando no instituto e pensamos que fosse um beija-flor por causa do tamanho, mas chegamos mais de perto e percebemos que era uma mosca”, relatou o cientista e pesquisador Edris Queiroz, um dos responsáveis pelo estudo, em entrevista à Juliana Steil, do G1.

Prejuízo às árvores

A mosca foi enviada à Universidade de Brasília (UNB) e foi identificada como uma fêmea da espécie Pantophthalmus Tabaninus. Ela já retornou ao Ibimm e o registro foi publicado na revista científica Brazilian Journal of Animal and Environmental Research.

“Esta espécie é prejudicial às árvores. Elas botam larvas dentro dos troncos, que começam a comer tudo por dentro. Algumas árvores podem vir a cair com o tempo”, contou o cientista.

“Encontrar um inseto tão grande no litoral nos surpreendeu. Ficamos preocupados, também, com um possível desequilíbrio ecológico”, acrescentou.