Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Baixada Santista está no centro de um alerta amarelo de chuvas intensas ainda nesta sexta-feira (8). O tempo está previsto para mudar nas próximas horas e antecede a chegada de uma onda de calor à Região.

De acordo com o Inmet, o alerta amarelo de perigo potencial dura até a manhã de sábado (9) e, neste período, há possibilidade de chuva entre 20 mm e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h.

Durante o período do alerta, o Inmet adverte que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Porém, o Instituto Climatempo informou que, como a frente fria se afasta em alto-mar, ainda pode chover com moderada a forte intensidade com alto risco de queda de barreira por conta do solo encharcado.

Onda de calor

Após as chuvas que marcaram o início de março na Baixada Santista, o cenário está prestes a mudar drasticamente. O Climatempo divulgou que as projeções indicam a iminente chegada da terceira onda de calor do ano ao Brasil. Sendo assim, de segunda (11) a sexta (15), há previsão de temperaturas 3°C a 5°C acima da média na região.