Foto: Divulgação/PMS

Os moradores dos bairros da Aparecida e Ponta da Praia, em Santos, se assustaram na manhã desta terça-feira (4). Um vazamento de óleo diesel provocou uma mancha no Canal 6 e também mobilizou autoridades ambientais e municipais.

A preocupação principal era evitar que o óleo se espalhasse e fosse em direção ao mar. Uma barreira de contenção foi colocada no local.

A mancha apareceu no Canal 6, na altura da Avenida Doutor Epitácio Pessoa. Os moradores das imediações sentiram o forte cheiro do óleo e viram uma mancha. Com isso, acionaram logo o Corpo de Bombeiros.

Equipes da Defesa Civil de Santos, da Guarda Civil Municipal e das secretarias de Serviços Públicos (Seserp) e de Meio Ambiente (Semam), além da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também foram ao local.

Conforme informações da prefeitura, a Semam trabalha para saber a origem do vazamento para, em seguida, adotar as medidas administrativas cabíveis.

Drenagem

O Ibama divulgou que o canal está sendo drenado e as galerias abertas. O objetivo do procedimento é fazer com que o produto não fique confinado, o que provocaria risco maior.

De acordo com as Cetesb, o óleo está contido e não atingiu as praias. O Setor de Emergência da empresa também apura a origem do vazamento.

Com informações do G1