Foto: Luigi Bongiovanni

A onda de frio que castiga o país continua atingindo a Baixada Santista. Santos, por exemplo, registrou, na madrugada desta sexta-feira (30), a temperatura mais baixa dos últimos oito anos. Os termômetros marcaram 10°C.

Até então, a madrugada mais fria do ano ocorreu no dia 20 de julho: 12°C, sendo a mínima mais baixa desde julho de 2017. Porém, com a chegada de uma nova frente fria na região, associada a um ciclone extratropical, as temperaturas caíram ainda mais.

De acordo com a Defesa Civil de Santos, por volta das 4 horas desta sexta, os termômetros atingiram 10°C na estação da Praticagem.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o frio continuará, pelo menos, até domingo (1), o que pode provocar quedas de temperatura entre 6°C e 4°C, principalmente nas áreas de maior altitude.

Ciclone extratropical

Conforme a meteorologista Doris Palma, do Climatempo, esta frente está associada a um ciclone extratropical, comum nessa época do ano.

“Na retaguarda da frente fria, tem uma massa de ar frio. Essa passagem acontece em São Paulo, atingindo a Baixada Santista, mas o pico do frio vai ser entre quinta e sexta”, conta, em entrevista ao G1.

Neste sábado (31), as temperaturas devem começar a subir ligeiramente. Contudo, o tempo segue frio e os termômetros não devem ultrapassar 14°C.

Com informações do G1