Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Depois de um período chuvoso, os modelos climáticos mais recentes indicam que a terceira onda de calor do ano deve acontecer nesta semana no Litoral de São Paulo e em parte do País. As temperaturas estão previstas para começarem a subir a partir desta terça-feira (12) e o pico de calor acontecerá no próximo sábado (16) e domingo (17), com termômetros ultrapassando os 30°C.

De acordo com a meteorologista do Ampere, Heloísa Pereira, a semana começa com um calor menos intenso, com máximas entre os 28 e 30 graus, até quinta-feira (14). “Conforme nos aproximamos do fim da semana, as temperaturas começam a passar facilmente dos 30 graus, desde sexta (15) até o início da próxima semana”.

“Neste período, as chances para chuvas abrangentes e volumosas são baixas. Porém, o potencial para precipitação isolada e com baixo acumulado não está descartado”, explica a meteorologista.

Entre o sábado (16) e o domingo (17), as máximas previstas chegam a 33 e 34 graus, respectivamente. O calor acima da média deve persistir até a próxima terça-feira (20) e começa a se afastar apenas na quarta (21), em que a Baixada Santista passará por uma drástica mudança de tempo com a previsão da chegada de uma frente fria.

“Esse momento de aquecimento expressivo anuncia a atuação de uma área de alta pressão no centro do Brasil e a chegada de uma frente fria pela costa, que pode passar por Santos ao longo da próxima semana. Antes de um sistema frontal passar, os ventos de norte ganham força e favorecem o aquecimento”, informa.

Onda de calor

Para quem não suporta o calor, a especialista tem uma boa notícia: elas devem diminuir ao longo dos próximos meses. Afinal, Heloísa diz que, a partir desse início de outono, os riscos para ondas de calor ficam menores. Porém, especialmente ainda no mês de março, não podemos descartar outros momentos de temperaturas intensas.

O Instituto Climatempo também ressalta que a terceira onda de calor acontece pelo ar quente que ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana, mantendo o ar seco e em aquecimento.

Diante deste cenário, o Climatempo reforça os cuidados necessários para enfrentar os dias de calor intenso. São eles: manter-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10 e 16 horas. O ideal é buscar abrigo em locais com sombra, usar roupas leves e frescas. O protetor solar é indispensável neste período. Caso sinta sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, o instituto aconselha que se busque por assistência médica.

Com informações de A Tribuna