Cerca de 7 mil pessoas vivem sobre as águas poluídas do estuário, invisíveis e à margem da sociedade santista – Foto: Ed Davies

O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) comemora dez anos de atuação pela educação ambiental (EA) e realiza, entre esta segunda (5) e a próxima sexta-feira (9), uma programação online. Serão mesas de diálogos, das 16 às 18 horas, via YouTube e Facebook, e rodas de conversa, das 19h30 às 20h30, via Instagram.

O objetivo do evento é debater a questão, no momento em que as políticas públicas ambientais têm sido desestruturadas pelo governo federal.

O seminário busca a articulação das redes e coletivos de educação ambiental brasileiros, com o intuito de encontrar estratégias e parceiros para avançar nas conquistas ambientais.

A abertura do seminário terá a exibição do documentário “Sobre Água”, que mostra depoimentos de moradores sobre a ocupação, a necessidade de moradia e o cotidiano do acesso à água nas palafitas do Dique Vila Gilda, uma das maiores favelas do Brasil, localizada em Santos.

A exibição marca o lançamento da campanha de financiamento coletivo “Ativismo e saneamento básico: enfrentando as desigualdades na comunidade da Vila Gilda/Santos SP”, organizada pelo FunBEA.

A semana pretende mostrar diferentes universos, que envolvem a Política Nacional de Educação Ambiental, e o quanto ela se mostra emancipadora para o enfrentamento dos problemas socioambientais.

Para isso, irá mostrar experiências de lutas de importantes lideranças da área, como o cientista Antonio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Átila Roque, da Ford Foundation; Ailton Krenak; a professora Eda Tassara e a cineasta Eliane Caffé.

“Nesses dez anos de existência e resistência conseguimos apoiar ações e projetos ambientais, contribuindo para empoderar e tornar mais sustentável a vida de muitas pessoas e grupos sociais no Brasil”, declara Isabel Carvalho, presidente do FunBEA.

Haverá, também, um momento dedicado à Amazônia e ao debate sobre o desafio do financiamento de políticas públicas de educação ambiental para o bioma.

Na esfera pública e de coletivos acontecerão encontros das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) de todo o Brasil. O tema será “CIEAs e o financiamento da EA – Onde estão os recursos?”. 

As CIEAs são comissões responsáveis pela coordenação de atividades de educação ambiental nos estados. Além dos coletivos, a Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) estará reunida para abordar financiamento de EA e importância das redes.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetkuAbyxvaYISlcroyUy6zCI4_xpYRgcb8Ho6pSiVnXi4xyw/viewform. Todas se encontros serão realizados de maneira virtual.

Documentário

O documentário “Sobre Água” tem 20 minutos de duração e foi produzido pela Zumbi Filmes, com iniciativa e realização do FunBEA e apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

A produção mergulha no dia a dia dos moradores da comunidade Caminho da União, onde atualmente cerca de 7 mil pessoas vivem sobre as águas poluídas do estuário, invisíveis e à margem da sociedade santista. 

O local faz parte de um conglomerado de favelas, formando um dos maiores complexos de palafitas do Brasil.

O filme aborda com poesia a realidade e a dificuldade das pessoas, que vivem sem nenhum tratamento de esgoto e com grande racionamento de água potável.

“É impossível ignorar as comunidades que se formaram sobre as águas do estuário e as condições em que as pessoas vivem no local. Isso precisa ser visto com prioridade e seriedade”, avalia Grace Luzzi, produtora do documentário.

“Há cerca de dez, 20 anos, a gente tinha 100 moradores com água regularizada. Com essa demanda de invasão perdeu-se o controle em relação a isso” explica Marco Antônio de Vasconcelos Ferraz, morador e líder comunitário do Caminho da União.

Na Webinar desta segunda, com exibição gratuita pelo Youtube e Facebook do FunBEA, o filme se propõe a ser o ponto mobilizador para o financiamento coletivo “Ativismo e saneamento básico – enfrentando as desigualdades na comunidade Caminho da União/Santos SP”.

Financiamento coletivo

O financiamento coletivo tem o objetivo de apoiar o Instituto EcoFaxina , uma das Ong´s que atuam no local há mais de dez anos. Além disso, quer ajudar a adquirir uma bicicleta coletora de resíduos, para auxiliar na proposta do projeto Ecobarrreiras, que será desenvolvido no local, com a participação da comunidade.

Visa, ainda, apoiar a formação de jovens em ativismo e mobilização para sustentabilidade, com um curso na Escola de Ativismo, um coletivo independente, formado em 2012, com a missão de fortalecer grupos ativistas por meio de processos de aprendizagem em estratégias e técnicas de ações não violentas e criativas, campanhas, comunicação, mobilização e segurança da informação, voltadas para a defesa da democracia, dos direitos humanos e da sustentabilidade (https://escoladeativismo.org.br).

Confira a programação completa: