Foto: Reprodução

Para celebrar o Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Comissão de Meio Ambiente do Fórum da Cidadania de Santos inicia o debate “Água e Cidadania: uma reflexão necessária”. O evento será neste sábado (19), das 10 às 12 horas.

A apresentação, no formato online, será feita pelo especialista em planejamento de recursos hídricos e governança da água no território, professor Daniel José da Silva, após apresentação do coordenador da comissão, Renato Prado.

Em seguida, o ativista ambiental independente e educador popular, Geraldo Varjabedian, vai relatar sua experiência sobre o consumo insustentável dos rios, o caso do Itapanhaú, também com participação online.

Na sequência, será exibido o documentário “Quanto Vale a Vida no Mangue?”, que expõe relatos da comunidade da Vila dos Pescadores, em Cubatão, sobre os impactos ambientais que atingem a população que vive às margens do manguezal do Rio Casqueiro e tem a pesca como principal sustento.

No bate-papo com a protagonista do vídeo, a militante e diretora do Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC), Marly Vicente, ela contará a experiência vivida na comunidade.

“O perigo que sai das torneiras traz a reflexão sobre a qualidade péssima da água que consumimos, contaminadas por substâncias químicas e radioativas, por meio de dados inéditos levantados pela ONG Repórter Brasil. O trabalho mostra os riscos oferecidos pela água em 763 cidades, entre 2018 e 2020, e será apresentado pelo ambientalista e membro de diversas organizações, professor Jeffer Castelo Branco”, apontam os organizadores.

Programa Condomínio Sustentável

No encerramento, o coordenador e membros da equipe apresentarão o pré-lançamento do Programa Condomínio Sustentável – Consumo Consciente de Água, iniciativa da Consciência pela Cidadania – Concidadania e o Comitê de Bacias da Baixada Santista, seguido de perguntas dos participantes.

Para participação online basta acessar https://bit.ly/aguaecidadania ou https://meet.google.com/oow-ytqg-enr.

O evento também será presencial (máximo de 30 pessoas), na Estação da Cidadania de Santos, à Avenida Ana Costa, 340.

Água e Cidadania é organizado pela Comissão de Meio Ambiente do Fórum da Cidadania, Água e Luta: substantivos femininos e pela Comissão de Direitos Humanos do Fórum da Cidadania.