Em Peruíbe, uma árvore caiu em uma rua do bairro Ilha Grande - Foto: Divulgação/Prefeitura

As fortes chuvas alertadas pela Defesa Civil de São Paulo para o período entre terça-feira (13) e quinta-feira (15) causaram estragos em cidades do Baixada Santista. Em São Vicente, uma queda de árvore, na quarta-feira (14), bloqueou o acesso à Ponte Pênsil.

Segundo a prefeitura, o bloqueio persiste até esta quinta. A queda da árvore foi registrada na Rua Newton Prado, no bairro Japuí. O Corpo de Bombeiros e uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) foram ao local para fazer a remoção do tronco.

A outra ocorrência registrada pela Defesa Civil de São Vicente, também na quarta-feira, aconteceu na Rua Oiti, no Parque Bitaru. De acordo com a administração municipal, a queda de um galho de árvore atingiu a rede elétrica da região. Ainda segundo a prefeitura, a CPFL Piratininga, concessionária que atende ao município, foi ao local e fez os reparos necessários.

Conforme a Defesa Civil de São Vicente, o acumulado de chuva registrado nas últimas 72 horas na cidade é de 79,2 milímetros.

Mongaguá

Em Mongaguá, foram registradas pela Defesa Civil 32 ocorrências no período entre quarta e quinta-feira. Entre elas, de acordo com a prefeitura, estão quedas de árvores, destelhamento e cabeamento energizado no solo. Nas últimas 24 horas, choveu 30 milímetros na cidade. O índice pluviométrico das últimas 72 horas, por sua vez, é de 60 mm.

Peruíbe

Peruíbe também teve estragos causados pela chuva, que acumulou 63,33 milímetros nesses três dias, sendo, desse total, 48,33m nas últimas 24 horas. Conforme a prefeitura, houve o registro da queda de duas árvores entre quarta e quinta-feira. Uma delas caiu sobre fios na Avenida Beira Rio, no bairro Ilha Grande, e outra atingiu um telhado na Rua Cesário Maria Faria, no Guaraú.

Sem ocorrências

As prefeituras de Santos, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Bertioga informaram que não houve registros de ocorrências decorrentes das chuvas nas cidades nas últimas 24 horas. No entanto, as administrações de Guarujá e Itanhaém afirmaram que os municípios estão em estado de observação. Em Santos, somente a região dos Morros está em estado de observação.

Alerta

Até esta quinta-feira, segue valendo o alerta feito pela Defesa Civil de São Paulo a respeito de fortes chuvas em toda a Baixada Santista. Conforme o órgão do governo do estado, a faixa de mar entre Santos e a cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro, está em estado de alerta para ressaca marítima. Por isso, a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento deve ser evitada.

Com informações de A Tribuna