Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As mudanças climáticas se farão presentes no verão de Santos. A Defesa Civil da cidade espera que a estação tenha chuvas acima da média, tempestades, ondas de calor e fortes ventanias. Como forma de mitigar os efeitos das abruptas mudanças no tempo, o órgão criou o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que será iniciado nesta sexta-feira (1º) e se encerrará no dia 30 de abril de 2024.

Planejado e executado em acordo com a Defesa Civil Estadual, o plano entra em vigor ao longo do verão, que é marcado por fortes chuvas no Brasil. Mas, por influência do fenômeno El Niño, a estação terá uma atenção especial nesta temporada.

Enquanto o PPDC estiver em execução, as visitas e orientações da Defesa Civil serão intensificadas nas 26 áreas de risco nos morros de Santos, sendo 24 na área insular e duas na continental, em cerca de 11.200 moradias. Ao todo, 4.500 estão em locais considerados de grande perigo.

Atualmente, a equipe da Defesa Civil possui cerca de 40 colaboradores e, após a portaria ser publicada, outros 150 servidores públicos ficarão à disposição do órgão para quando for necessário. Os servidores voluntários, que são devidamente capacitados, terão uma gratificação remunerada ao fim do período.

Ao longo do ano, boletins meteorológicos são enviados da Defesa Civil Estadual para as municipais uma vez por dia. Porém, durante o PPDC, a frequência aumenta para dois e extraordinários, caso seja necessário.

Calor, chuva e fortes ventos

Os dias serão quentes, mas os fins de tarde e começos de noite prometem chuvas acima da média e irregulares. Nesse período podem acontecer bloqueios atmosféricos, com ondas de calor em dias específicos. Como consequência, a chuva ressurge de uma só vez, de forma muito intensa, com tempestades, raios e ventos.

Quando procurar a Defesa Civil?

A Defesa Civil orienta que, moradores de morros ou que habitam sobre encostas, com risco de desmoronar, se cadastrem para receber avisos pelo celular, mandando mensagem por SMS para o número 40199 e informando o CEP.