Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Depois do forte calor que atingiu a região da Baixada Santista, chegou a esperada virada de tempo. Na tarde desta quarta-feira (27), a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de ressaca marítima que deve chegar em parte do litoral de São Paulo até está quinta-feira (28). A Defesa Civil prevê fortes rajadas de vento, raios e maré alta.

De acordo com a instituição, o alerta vale para Santos, mas outras cidades da região também estão em alerta para ressaca com ondas altas, como Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente.

Com o risco iminente, a Defesa Civil prega cautela para os praticantes de esportes aquáticos, como surf, windsurf e kitesurf, e pede para não irem ao mar nesse período de ressaca.

Alerta laranja

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta laranja de perigo pelo cenário que se avizinha na Baixada Santista. O instituto avisa que o período entre quarta (27) e quinta (28) será marcado por muita chuva, com previsão de 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, e ventos intensos de 60 e 100 KM/h. Ainda existe a possibilidade de chover granizo.

Neste período, o Inmet antevê o corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e presença de ventos costeiros no litoral. Para a quinta-feira (28), o alerta fica amarelo, com boas chances de queda brusca na temperatura, entre 3 e 5 graus.