Foto: Reprodução

A tempestade com chuva com granizo que atingiu a Baixada Santista provocou estragos nas cidades da região, na madrugada desta quinta-feira (26). Quedas de árvores, muros e casas, além de problemas no fornecimento de luz foram registrados em alguns bairros. A Defesa Civil tinha emitido um alerta para ventos e chuvas fortes. Não há a ocorrência de feridos ou mortos.

Em Santos, moradores do bairro da Vila Progresso foram surpreendidos com chuva de granizo. A Defesa Civil informou que os morros estão em estado de observação. De acordo com o órgão, o acumulado de água no período de seis horas foi de 13mm e, das últimas 75h, de 29,3mm.

Uma das cidades mais atingidas foi Itanhaém. O morador Milton Pereira da Silva, contou ao G1 que, por volta das 2h, começou o temporal. “Os moradores da Rua Venerável Paulo Roberto Lopes perderam tudo. O telhado das casas saiu voando, um muro caiu e uma árvore caiu no quintal de uma residência”, disse.

Conforme o relato do analista de mídia, em virtude dos ventos, o bairro Rio do Poço ficou sem luz. “Nós ligamos para a Defesa Civil, mas eles disseram que como não teve vítima, eles ainda não vieram para ajudar a gente em casa”, afirmou.

A Defesa Civil de Itanhaém informou que registrou ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos em decorrência das fortes chuvas da madrugada. As equipes do órgão, ao lado da Guarda Municipal e da secretaria de Serviços e Urbanização, seguem realizando o levantamento e prestando atendimento.

Árvore que caiu na Avenida Brasil, em Cubatão – Foto: Reprodução

Em Cubatão, uma árvore caiu em cima de um comércio de carnes. Houve falta de luz. Os moradores acionaram a Companhia de Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Companhia de Trânsito da cidade, que interditou a via próxima ao local.

A Defesa Civil destacou que cerca de 90 casas estavam sem luz. Uma das principais vias de Cubatão, a Avenida Brasil, no bairro do Jardim Casqueiro, registrou a queda de uma árvore no meio da via. Em ambos os locais, ninguém ficou ferido.

Além disso, a CPFL Piratininga informou que duas árvores de grande porte caíram sobre a rede elétrica na Avenida Brasil, danificando cabos e postes de energia.

Em São Vicente, a futura garagem da ONG Remar, que fica na sede do Praia Clube, localizada na Avenida Capitão Luiz Antônio Pimenta, ficou destruído.

A prefeitura comunicou que houve pontos de alagamentos pela cidade e semáforos ficaram intermitentes, mas sem impedir o trânsito de veículos. Apenas uma creche apresentou pontos de vazamento e os mesmos estão sendo reparados para atendimento normal no período da tarde.

O Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) do Rio Branco alagou com as fortes chuvas da madrugada. Os pacientes que tinham agendamento foram acolhidos, orientados e reagendados.

Na cidade de Peruíbe, o bairro Vila Ermínia ficou sem luz após a queda de um poste, em frente à Escola Estadual Luiz Abel, na Avenida Total com a Avenida Quatro.

A prefeitura de Praia Grande esclareceu que não foram registradas ocorrências devido às chuvas na madrugada.

Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 29mm. De acordo com o órgão, houve chuva de granizo por volta de 2 da manhã. Equipes da Defesa Civil atendem seis ocorrências de queda de árvores.

Com informações do G1.