Foto: EBC

A massa de ar frio polar que chegará ao país a partir desta quarta (28) irá baixar as temperaturas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo na região Norte do país. A onda de frio deverá ser a mais intensa e duradoura do inverno.

A Baixada Santista também será atingida. Em Santos, os termômetros podem registrar mínima de 7°C nesta sexta-feira (30).

Na Serra Gaúcha, a sensação térmica poderá chegar a -25°C pela primeira vez na história. Para se ter uma ideia, a temperatura média no inverno no Alasca é de -26º.

A previsão de frio irá se prolongar entre os dias 28 de julho e 1° de agosto, provocando declínios de temperaturas entre 6ºC e 4ºC, especialmente nas áreas de maior altitude, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

O risco de geada no final da semana é alto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas e extremo sul do Rio de Janeiro. Um novo recorde de frio poderá ser registrado na Serra Catarinense. Segundo a Climatempo, a temperatura na região será de -8°C e -10°C.

Serra da Mantiqueira

As menores temperaturas para o Sudeste estão previstas para quinta (29) e sexta-feira (30). Na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas devem ficar entre -2°C e -5°C e a máxima abaixo dos 15°C.

Segundo o Inmet, na quinta-feira (29) há previsão de geada em quase toda a Região Sul, Sul do Mato Grosso do Sul e Sudeste de São Paulo (com intensidade variando de moderada a forte). Na sexta (30), também poderá ocorrer geada no Sul de Goiás.

Com informações do G1