Foto: Luigi Bongiovanni

Uma baleia jubarte em estado de decomposição encalhou nesta quinta-feira (5), na Praia do Gonzaga, em Santos. As equipes do Instituto Gremar e da Guarda Civil Municipal (GCM) se dirigiram ao local para fazer o isolamento da área.

Em acionamento pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o Instituto Gremar foi acionado para realizar a necropsia no animal.

De acordo com o Gremar, a baleia, juvenil, media cerca de sete metros e apresentava avançado estado de decomposição. Estava na área de arrebentação no momento da chegada dos técnicos ambientais.

No período da tarde, depois da retirada da carcaça para a faixa de areia, foi possível realizar a necropsia. As amostras recolhidas serão analisadas para, possivelmente, determinar a causa da morte.

Terceiro caso

Já são três os casos de encalhes de baleias jubarte no trecho monitorado pelo Instituto Gremar pelo PMP-BS (Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga) em 2021. Os demais ocorreram no Guarujá, na Praia do Moisés, também na manhã desta quinta, e em Bertioga, na Praia de Guaratuba, no dia 2 de junho.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, basta entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711-4120.