Praia Grande registrou um desaparecimento e uma morte por afogamento neste fim de semana - Foto: Prefeitura de Praia Grande

A Frente Parlamentar Ambientalista de São Paulo, com o objetivo de debater as principais questões socioambientais do estado, realiza, nesta quarta-feira (14), uma audiência participativa, virtual, com o tema: “Impactos da verticalização no Litoral Paulista”.

A ideia é apontar caminhos e soluções para a tendência de ampliar a densidade da ocupação nos municípios do litoral paulista, por intermédio da verticalização das construções em áreas consideradas ambientalmente frágeis.

Este processo acarreta problemas e tem potencial para gerar impactos negativos, tanto para o ambiente quanto para as comunidades locais, incluindo os povos tradicionais.

De acordo com a Frente Parlamentar Ambientalista, a região litorânea paulista tem um papel estratégico na dinâmica natural, sendo um dos mais importantes berçários de vida marinha do Atlântico Sul, além de estar inserido no bioma da Mata Atlântica, que contém enorme diversidade biológica.

Em contrapartida, o processo de urbanização provoca alterações significativas no ambiente natural. O litoral paulista é um dos pontos de maior atratividade à época do verão, quando o número de visitantes chega a ultrapassar em várias vezes a população local. Este cenário gera impactos negativos, como o aumento do volume de esgotos produzidos, não suportados pelo sistema de tratamento existente.

Veja a programação

“Impactos da Verticalização no Litoral Paulista”, quarta-feira (14).

15h00 – Abertura: Deputada Estadual Marina Helou, coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista de SP.

15h05 – Painel 1 – Litoral – ecossistema de especial interesse, com Gil Scatena – CPLA/SIMA; Alexander Turra – Instituto Oceanográfico USP; Santiago Bernardes – Fórum de Comunidades Tradicionais Angra-Paraty-Ubatuba; Rafael Paulo Ambrosio – Arquiteto Urbanista e professor universitário.

16h40 – Painel 2 – Verticalização urbana no litoral paulista, um olhar para Ilha Comprida, com representante da prefeitura de Ilha Comprida (a confirmar); vereadora Andressa Ceroni – Presidente da Câmara Municipal de Ilha Comprida; Carla Costa Lisboa – Representante da Vila das Pedrinhas; Célia Regina Gouveia de Souza – Instituto Geológico.

18h00 – Encerramento. Ao final de cada painel, haverá momento de interação com público, por meio de perguntas e respostas. As inscrições podem ser feitas no http://bit.ly/FPAmbVert. Os inscritos receberão, por e-mail, um link para participar.

A iniciativa é da Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento de São Paulo; coordenação: Deputada Estadual Marina Helou (Rede).