Buscas realizadas pela Defesa Civil do Haiti após terremoto - Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil do Haiti divulgou neste domingo (15) novo balanço sobre as dimensões da tragédia provocada pelo terremoto que abalou o país no sábado.

Segundo a entidade, até o momento há o registro de 1.297 mortes. Destas, 1054 aconteceram no departamento Sul, maior afetado pelo terremoto. 122 aconteceram no departamento de Nippes, 119 no Grand’Anse e 2 no noroeste.

Além disso, são ao menos 5,7 mil pessoas feridas. Até o momento, dados apontam que foram destruídas 949 casas, sete igrejas, dois hoteis e três escolas. Outras 700 casas também sofreram danos severos.

Os hospitais estão lotados e o governo faz um apelo pela doação de sangue para cuidar dos milhares de pacientes.

Países como México, Cuba, Venezuela, Estados Unidos e Chile mobilizam esforços para ajudar a ilha caribenha. Foram enviados ao Haiti, já no sábado, 253 médicos cubanos.

Presidente

O abalo sísmico de escala 7,2 acontece cerca de um mês após o país perder o presidente Jovenel Moise para um atentado que envolve mercenários ligado a grupos internacionais. O terremoto que destruiu o Haiti em 2010 e deixou mais de 200 mil vítimas tinha grau 7 de magnitude.

Organizações, como a Haiti Emergency Relief estão colhendo doações para ajudar o país. 

Confira aqui como doar ao HERF.